Desde 2016, ano de lançamento desta iniciativa de voluntariado, a Operação Montanha Verde já plantou mais de 37 mil árvores em quatro concelhos do Algarve. Este ano, com a sua ajuda, ambicionamos plantar mais 42 mil árvores em oito concelhos algarvios.

As espécies das árvores a plantar são definidas pelos departamentos competentes de cada município.

MORADA

Est. Nac. 125

Km 65 Guia

8201-864 Albufeira

CONTACTO

T: 289560315

E: weprotect@zoomarine.pt

© 2019 por Together We Protect by Zoomarine

Informações importantes

NOTA IMPORTANTE: por razões operacionais e logísticas, e pela elevada procura que esta iniciativa tem tido, cada local de plantação estará limitada a 300 voluntários por dia. 

Marque no seu calendário uma ou estas duas datas: 10 e 11 de novembro de 2019. Para se inscrever, siga esta ligação.

Em todos os concelhos, estarão sempre presentes elementos do Zoomarine, bem como das câmaras municipais. Estes garantirão, no terreno, a todos os voluntários: 

- lanche e águas;

- informação dos locais exatos de plantação, devidamente integrados no plano de reflorestação municipal;

- instrumentos para a plantação (luvas, pás, sachos, etc.)

Para garantir a continuidade desta iniciativa, pede-se a todos os voluntários que, caso não disponham dos seus próprios instrumentos para plantação (pás, luvas, sachos, etc.), devolvam aqueles facultados pela organização no final da iniciativa. Estes instrumentos serão fundamentais para edições futuras da iniciativa.

Qualquer que seja o local escolhido para ajudar nesta iniciativa, salientamos algumas informações de segurança para todos:

- Usar sempre o equipamento de proteção individual (luvas e outros) disponibilizado pela organização;

- Caso se faça acompanhar por menores, nunca os deixe sem supervisão, uma vez que a organização não o poderá fazer;

- Alguns locais de plantação poderão ser mais acidentados, pelo que se recomenda atenção redobrada.

Esta é uma iniciativa de voluntariado e, como tal, apenas é pedido tempo e vontade de ajudar. Embora a plantação possa implicar algum esforço físico, os voluntários não deverão, em circunstância alguma, colocar a sua saúde em questão.

Pede-se aos voluntários que, sempre que possível, assegurem o seu próprio transporte para o local da plantação / ponto de encontrodescrito na informação Locais.  Sempre que possível, a organização tentará, em coordenação com os respetivos municípios, assegurar transporte para os locais de mais difícil acesso.

Por impossibilidade logística, a organização não poderá assegurar o transporte de todas as escolas inscritas, pelo que solicitamos o contacto prévio com os respetivos municípios. A disponibilidade de transporte por parte da organização está limitada às primeiras inscrições por concelho.